Após descobrir que foi vítima de golpe do Pix, é importante agir rapidamente tomando as seguintes medidas:
– Informe imediatamente o banco para o qual o dinheiro foi enviado e solicite o bloqueio da quantia. Além disso, avise o banco no qual é correntista e peça o congelamento dos fundos.
– Informe o seu banco imediatamente da fraude/golpe, o qual deverá proceder bloqueios cautelares em face da conta do usuário recebedor.
– Exija o protocolo da abertura do chamado junto ao banco, para eventual ingresso de demanda judicial contra o banco, em caso de descumprimento ou demora nos bloqueios cautelares.
– Dirija-se a uma delegacia e registre boletim de ocorrência. Esse documento é essencial para comprovar a ocorrência da fraude.
– Após obter o boletim de ocorrência, entregue cópias para os bancos e solicite o procedimento de ressarcimento.
O banco deve lançar os bloqueios cautelares imediatamente na conta do usuário recebedor, devendo, simultaneamente, avaliar se existem indícios que confiram embasamento à suspeita de fraude. Concluída positivamente esta análise, o banco devolverá os valores encontrados ao usuário pagador.
Caso o banco não realize este procedimento, a vítima poderá ingressar com ação judicial, uma vez que é dever das instituições financeiras analisar a fraude e buscar a restituição de valores para a vítima, conforme determinações do Banco Central do Brasil.